6 dicas para realizar o Caminho de Santiago

Um projeto de vida, uma jornada. Um roteiro cultural. Uma caminhada de autoconhecimento. Essas são algumas definições usadas para falar do Caminho de Santiago da Compostela. Se você pesquisou e se interessou por essa viagem, mas não sabe como se preparar, veja algumas dicas retiradas do livro  O guia do viajante do Caminho de Santiago – Uma vida em 30 dias, do jornalista Daniel Agrela:

  • Escolha de preferência abril, maio ou junho. Esses meses são a segunda opção dos turistas, contudo tem menos chegadas do que o verão (julho, agosto e setembro). Será primavera e o clima estará mais ameno para caminhadas.
  • Planeje com antecedência. Determine quanto você vai gastar, qual percurso vai escolher, faça um check-up médico e não esqueça de comprar itens indispensáveis como uma mochila e um par de botas.
  • Lembre-se de pegar sua credencial do peregrino. Ela facilita seu acesso a hospitais e dá direito a frequentar albergues públicos.
  • Não esqueça da capa de chuva, de lacear sua bota antes de viajar e de levar um cajado. Isso evitará de ser pego de surpresa por intempéries e de machucar os pés e os joelhos.
  • Locutórios são a opção mais barata para telefonar para o Brasil. Nem sempre você terá internet nos albergues e deve se desconectar um pouco para aproveitar melhor a viagem.
  • Carregue sempre consigo algo para se alimentar. Pode ser que você não encontre estabelecimentos abertos em alguns momentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s