6 livros sobre experiências empreendedoras

O empreendedorismo cresce cada vez mais, principalmente com a crise. E muitos se sentem despreparados quando tomam a decisão de serem seus próprios patrões. Nesta lista reunimos livros que relatam trajetórias empreendedoras ricas de situações das mais variadas.

1 – Diário de um empreendedor

“O propósito deste livro não é o de ser um manual detalhado de como empreender com sucesso, com respostas fáceis e dicas práticas. Jamais teria essa pretensão. O objetivo desta obra, como o título aponta, é o de abordar as questões mais frequentes relacionadas à ação de empreender através do relato de situações e experiências que vivi ao longo de cerca de vinte anos construindo um negócio de tecnologia a partir do zero. Quais decisões foram corretas, quais foram erradas e quais foram suas consequências? Quais foram as dificuldades e como foram ou não superadas? Quais os principais erros e acertos? Que atitudes ajudaram ou foram decisivas? Que tipo de comportamento atrapalhou? “Esta obra tem por objetivo contribuir para que o empreendedor possa criar alguns atalhos para o sucesso de seu negócio, antecipando, com a leitura, situações pelas quais passará com certeza em sua trajetória, procurando com essa antecipação evitar erros e mitigar riscos.”

2 – Do sonho à realização em 4 passos

Um livro indispensável para todos que desejem trazer ao mercado um novo produto, escrever planos de negócios, marketing e vendas. É a principal obra sobre a metodologia de criação de produtos e empresas chamada Customer Development. O leitor aprenderá passo a passo uma estratégia de sucesso amplamente testada por muitos empreendedores, executivos e líderes em vários países para estruturar vendas, marketing e o desenvolvimento de negócios de um novo produto ou empresa. A obra oferece também insights valiosos sobre o que torna uma startup diferenciada e bem-sucedida no mercado. Exemplos reais são abordados pelo autor. Com a leitura desse livro, você desenvolverá novas habilidades para gerenciar muito bem o seu negócio.

3 – Nunca procure emprego

Neste livro, o autor, a partir de sua experiência como fundador de vários negócios, mostra ao leitor como criar uma empresa e geri-la de modo a superar as dificuldades típicas da fase inicial, fazendo-a crescer ao longo do tempo. Scott Gerber traz orientações valiosas e práticas sobre marketing, vendas, fluxo de caixa, relacionamento com clientes e muito mais. Leitura fundamental tanto para aqueles que pretendem empreender quanto para os que já possuem um negócio.

4 – O mapa do seu negócio

Já pensou em ter seu próprio negócio? Será que aquela ideia é uma excelente oportunidade? Seja bem-vindo ao Mapa do seu negócio: como empreender no rumo certo. Ao longo do texto você navegará por conceitos, ferramentas, exercícios e casos em 13 capítulos elaborados numa linguagem descomplicada, que o ajudarão a construir o seu próprio modelo de negócio! Com esse aprendizado, você aumentará a chance de superar os riscos e as incertezas de quem deseja realizar um empreendimento.Também entenderá as sutilezas que movem os processos de uma empresa para entregar valor ao cliente e gerar lucro para o empresário! E como fazer isso? Se o seu espírito empreendedor ficou curioso, venha descobrir as respostas. Dê a partida, siga o caminho e desbrave o desafiador mundo dos negócios vencedores

5 – Rolando Massinha

O herói da cozinha de rua hoje se chama Rolando Massinha. Guerreiro, batalhador, simples e, acima de tudo, um homem que, com crença e fé no que faz e no que vende, cruza uma barreira na história da comida de São Paulo. De maneira quase marginal, consegue instalar uma velha Kombi, mais um ícone de nossa cidade, fazendo uma comida italiana correta para os padrões e preços. Consegue virar uma referência e talvez um cartão postal de São Paulo e tem todo o potencial para liderar um movimento em favor do reconhecimento da comida de rua e dos benefícios que ela pode trazer – seja para nossa cultura, seja para nosso turismo, mas principalmente pela inserção social que essa cozinha propõe.”, Alex Atala, renomado chef, autor do livro Alex Atala e coautor dos livros “Com unhas, dentes e cuca e Escoffianas brasileiras”.

6 – Renato Benhoeft

Quando a höft começou a trabalhar junto às famílias empresárias brasileiras, o foco das consultorias era voltado à gestão, como se a adoção de práticas corporativas rígidas fosse capaz de solucionar todos os problemas. Era uma época em que o estudo das empresas familiares ainda engatinhava. No Brasil, Renato Bernhoeft foi o primeiro a perceber que era preciso equilibrar os aspectos tanto de família quanto de empresa. A höft foi a primeira consultoria a voltar seu olhar para as questões familiares e a entender que seu tratamento seria fundamental para não comprometer o todo. Este interesse nas estruturas e problemas familiares fez Renato ser chamado de “consultor doméstico” pelos concorrentes. O tempo provou que ele estava certo. Hoje a metodologia da höft é referência no mercado e responsável por projetos de sucessão e continuidade nas maiores empresas familiares brasileiras. Este livro conta a história de como a visão de Renato reinventou a consultoria para empresas familiares no Brasil.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s