6 livros clássicos que não podemos deixar de ler

A lista de livros clássicos é enorme e vai mudando com o tempo. Alguns nomes estão na nossa memória, mesmo quem não teve a oportunidade de ler ainda, seja em citações, frases, referências, adaptações ou filmes.

1 – Os três mosqueteiros

O jovem d’Artagnan deixa sua terra natal no interior da França e chega a Paris para se tornar membro dos mosqueteiros, a tropa especial do Rei Luís XIII. Após alguns acontecimentos, vê-se em meio a um embate com três mosqueteiros, os amigos Athos, Porthos e Aramis. Os duelos, porém, estão proibidos na França. Assim, inesperadamente, eles são flagrados pelos guardas do Cardeal Richelieu, que os atacam impiedosamente. Nesse momento, d’Artagnan se une aos três destemidos mosqueteiros, e, juntos, saem vitoriosos do combate. Os quatro se tornam companheiros inseparáveis e adotam o lema “Um por todos, todos por um!”. Eles combatem em nome do rei e pela defesa da honra da rainha, vivendo uma sequência de momentos de tensão, ameaças e aventuras eletrizantes.

2 – O livro secreto de Dante

Dante morreu realmente em Ravenna, por causa da malária, como todos pensam, ou alguém teria motivos para desejar sua morte e, com ela, o desaparecimento de um segredo? Atormentados por essa dúvida, a filha do poeta, Irmã Beatrice, um ex-templário chamado Bernard e um médico, Giovanni de Lucca, iniciam uma dupla investigação para esclarecer o que havia acontecido. Tentam, com dificuldade, decifrar uma mensagem codificada deixada por Dante em nove folhas de pergaminho e, ao mesmo tempo, começam a seguir as pistas de seus prováveis assassinos, descobrindo que muitas pessoas nutriam uma profunda antipatia pelo poeta.

3- A página perdida de Camões

 O jovem pesquisador, mestre em enigmas e fã de literatura, Santiago Porto, recebe de uma misteriosa e bela mulher a missão de desvendar a história real do poeta Luis Vaz de Camões e encontrar o seu maior segredo: a página perdida, um fragmento inédito de “Os Lusíadas” procurado por seitas e homens perigosos desde a publicação da epopeia há 440 anos. Oculta por enigmas, anagramas e charadas, sua descoberta pode revelar a localização da lendária Máquina do Mundo.

4 – Branca de Neve

Branca de Neve e os sete anões não é uma história criada pela Disney, que adaptou o conto de fadas dos irmãos Grimm e produziu o longa-metragem infantil de maior sucesso da história. Originalmente um conto adulto do folclore oral europeu, Branca de Neve remonta a séculos de tradição, mesmo antes de os irmãos Grimm a registrarem pela primeira vez.

5 – Desvendando Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues é amplamente considerado o maior dramaturgo da história brasileira. Suas obras, das quais se destacam Vestido de noiva, Os sete gatinhos e Bonitinha, mas ordinária, já foram encenadas centenas de vezes em todo o país e promoveram uma verdadeira revolução no nosso teatro. Rodrigues tornou-se conhecido, além dessa faceta, pelas dezenas de romances que escreveu, por seu singular trabalho como jornalista e cronista e por suas polêmicas posturas políticas e sociais.
6 – A arte da guerra

Muito já se disse a respeito da mais do que clássica obra de Sun Tzu, da importância de seus valores. Menos se falou sobre a obra de Maquiavel, muito embora existam edições em português. Ninguém, todavia, se ateve à possibilidade de editar as duas obras em conjunto e, mais do que isso, lhes dar unidade com base nas diferenças. Esta edição contém bem mais do que os textos completos. Sun Tzu merece a análise peculiar de Wang Chi Hsin, chinês radicado no Brasil desde a infância e autor já reconhecido no mercado, trazendo a visão oriental e a sua adaptação aos valores ocidentais. Julio Sergio Cardozo, igualmente um autor reconhecido, consegue passar com grande sensibilidade a importância da obra de Maquiavel. E, além dos prefácios e comentários de Julio e Wang.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s